sábado, 5 de abril de 2014

04.04.2014

O dia começou cedo, levantamos às 02:30 horas para ir para o Aeroporto Internacional de Bangkok.
Saímos de Bangkok às 06:30 horas, com destino a Los Angeles, com uma parada em Tóquio. Totalizando um vôo de 18 horas.

Como já informado, e muito interessante, como estávamos a favor do movimento de rotação da terra, mesmo tendo saído às 06:30 horas, chegamos em Los Angeles às 09:30 horas do mesmo dia 04.04.2014! Não obstante termos ficado 18 horas dentro do avião.

No total o nosso dia 04.04.2014 foi o mais longo de nossas vidas, pois pra nós ele teve 39 horas.
Em Los Angeles teríamos que esperar por uma conexão por cerca de 12 horas, e, diante do tempo ocioso fomos a um free shop para fazer umas “comprinhas”, apesar do dinheiro já estar curtíssimo

Como sorte é pra quem tem e, em nossa viagem, tudo sempre conspirou a favor, logo na entrada do free shop ocorreu a melhor coisa que poderia acontecer, avistamos dinheiro caído no chão e logo que o Fernando ajuntou constatou que eram exatos USS200,00(duzentos) dólares. Pensem na alegria de 4(quatro) pessoas em final de viagem, com o dinheiro já bem curto, e acham USS200,00 (Duzentos) dólares no chão. Nossa! foram muitas risadas. Por isso que não jogamos na loteria, pois quem tem sorte mesmo, acha bilhete premiado no chão e não precisa nem jogar.

De Los Angeles, pegamos um vôo para São Paulo (mais 12 horas), chegando em São Paulo às 15:00 horas.

Em São Paulo teríamos apenas 1(uma) hora para retirar a bagagem e fazer o novo chek in, para Curitiba, pois essa passagem tínhamos comprado separadamente das demais.

Já em Los Angeles soubemos que o vôo para São Paulo sairia com atraso e poderíamos perder o vôo para Curitiba. O que de fato ocorreu, não conseguimos pegar o vôo para Curitiba.

Como já falamos, sorte é pra quem tem, pois descobrimos que a passagem que havíamos comprado para Curitiba teria “uma pequena” conexão em Foz do Iguaçú, o que totalizaria um acréscimo de 4(quatro) horas no nosso vôo.

Assim, o que poderia ser considerado um revés a perda do vôo para Curitiba, se traduziu em lucro, pois apenas transferimos a passagem para o próximo vôo para Curitiba, direto e sem custo.

05.04.2014

Chegamos em casa, bem e com muita experiência e conhecimento.

De uma coisa temos certeza, não seremos mais os mesmos, todos os bens podem ser perdidos, mais conhecimento e a experiência jamais.

Números da viagem:

Dias de viagem                                                                                                28 dias
Número de países visitados                                                                             06 (seis)
Conversamos com inúmeras pessoas, dos seguintes países:                              38
África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Camboja, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Irã, Islândia, Israel, Itália, Japão, Laos, Marrocos, México, Myamar, Nepal, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan, Vietnã.

Quilometragem percorrida                                                                             56.722

A quilometragem é suficiente para dar 1,3(uma virgula três) voltas ao redor da terra na linha do equador.
Tossidas do Jeison na viagem (ô cara para tossir)                                            7.832
Risadas                                                                                                          9.783³°°°
Carimbos no Passaporte                                                                                     14
Tatuagem                                                                                                             1
Acessos ao Blog                                                                                             7056

sexta-feira, 4 de abril de 2014

31.03.2014 e 01.04.2014.

Estávamos no Laos, em uma cidade chamada de Luang Prabang que é considerada um patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.
Os monges são do tipo que vemos nos filmes, com seus mantos alaranjados, cabeças raspadas, apresentam uma fisionomia concentrada, porém sempre muito amistosos.
Nesse dia acordamos às 05:30 horas da madruga para ver os monges saindo dos templos e andando pelas ruas em fila indiana, iniciando pelo mais velho até o mais novo.
Os monges saem para coletar comida com as pessoas que os aguardam nas ruas, é uma tradição e acabou virando atração turística. A pessoa que consegue entregar alimento a um monge, faz isso com muita alegria, creem que, quem alimenta um monge está abençoado e terá um dia de muita saúde e alegria.
Eram vários monges, saíam em fila de aproximadamente 30(trinta), e, acredito que foram cerca de 6(Seis) grupos, totalizando cerca de 180 monges.
As comidas entregues eram as mais variadas possíveis, sendo que os nativos normalmente tinham um cesto grande (tipo uma panela grande revestida com palha) cheio de arroz, e, os monges tinham uma cumbuca aonde recebiam a comida. A comida era colocada nas cumbucas com as mãos das pessoas mesmo, algo bem simbólico e interessante para um ocidental.
A coleta de comida demorou cerca de 1(uma) hora, após, como ninguém é de ferro fomos dar uma dormidinha das 06:30 até umas 11:00.
No final do dia pegamos um ônibus às 19:07 horas, saindo do Laos para a Tailândia, estávamos indo para a cidade no norte desse país, Chiang Mai.
Chegamos em Chiang Mai, às 17:00 do dia seguinte, foram 20(vinte) horas de busão. Foi eleita a pior noite da viagem, pois foram intermináveis 20 horas em uma rodovia com boa parte sem pavimento, muitos buracos e curvas infinitas.

02.04.2014

Estávamos em Chiang Mai, fomos ver e interagir com os tigres, foi algo fantástico e assustador ao mesmo tempo.
Vê-los por uma grade é fácil, entrar em uma jaula e ficar lá com eles dava um medo tremendo, parecia que a cada instante viraríamos comida de tigre. Quando o bixo se mexia só conseguíamos avistar a árvore mais próxima ou pelo menos, se acontecesse algo, correr mais do que a pessoa que estava ao lado.
Parecia bem seguro, o domador tinha um pedaço de bamboo de quase 50 cm, isso era a nossa segurança. Só não podíamos colocar a mão na cabeça e nas patas do tigre. Como podia mexer no rabo, todo mundo (menos o Tarles corajoso) deu uma puxadinha, ele preferia um contato mais visual.
No mesmo dia fomos até um campo de refugiados – A tribo dos Karen Padaung – povo que fugiu de Myamar há mais de sessenta anos.
Essa tribo é famosa e muito conhecida como tribo das mulheres girafa – Long Neck – pelo fatos de colocarem desde os 5 anos de idade anéis de cobre no pescoço. Tal procedimento faz parecer que o pescoço cresce, porém, constatação é equivocada, pois tal procedimento, de fato, faz com que os ombros sejam projetados pra baixo. Está no Guiness Book que o maior pescoço foi de uma pessoa da tribo Karem, onde o mesmo tinha 51 cm.
Os anéis são super pesados, podendo ultrapassar os 20 Kg, quando já há muitas voltas.
 Os anéis pareciam não estar à venda, porém, após muita insistência e negociação o Fernando comprou um conjunto de anéis utilizados pelas Karem.
Após longa conversa com as Karem, nos informaram que tais anéis são retirados apenas a cada 2 ou 3(três) anos, o que é feito para colocar um maior. Vimos nos locais Karens com o pescoço comprido, porém, sem os anéis no momento, o que refuta a tese de que se tirarem os anéis o pescoço quebra e a pessoa morre.
Soubemos que as Karem jamais saem do vilarejo aonde moram, e, após questionarmos pessoalmente uma delas sobre o porque não saem da vila, apresentaram evasivas e disseram que a tribo não permite. Porém, tivemos a informação meio sigilosa, que o governo da Tailândia proíbe que refugiados saiam da área delimitada, e, especificadamente em relação as Karem, como passou a ser um forte ponto turístico, se alguma sair do vilarejo o governo o governo corta o subsídio mensal repassado.
Ressalta-se ainda, que pareciam muito feliz e bem cuidado o povo Karem.
No final do dia pegamos um voo para Bangkok, aonde dormimos cedo para conhecer os templos budistas no dia seguinte.

03.04.2014.

Na cidade de Bangkok existem mais de 3.000(três mil) templos budistas, e, saímos com a finalidade de conhecer os principais.
Fomos Conhecer o famoso Buda de Ouro. Ele se localiza no templo de Wat Traimit, na Chinatown. Ficamos impressionados com a Beleza do templo e a riqueza de detalhes.. Olhem como esse mundo e pequeno, o Tarles acabou encontrando um cliente do Armazem do Rosa de Lontras que mora em Balneario Camboriu, o Sr Donario , que estava com um grupo de catarinenses, cerca de 20 pessoas.
Um local muito bonito foi Wat Pho, que e conhecido pelo nome de Templo de Buda Deitado. E o maior templo de Bangkok. Este templo aloja a estatua de um Buda de 46 metros de comprimento e 15 de Altura. A tradição e deixar uma moeda nos vasos que se encontra na parede e fazer um pedido.
No primeiro Tuk Tuk que pegamos para conhecer os templos, nos foi ofertado um valor bastante alto, e um super desconto se aceitássemos parar durante 10 minutos em uma loja de roupas masculinas. O motorista foi enfático em dizer ``Não precisam comprar nada e so olhar``.  Ficamos intrigados com a situação, mas nessas horas para economizar uns trocados vale tudo. Ai entendemos como funciona o esquema, as lojas pagam um vale combustível para os motoristas para que eles tragam os turistas. Quando fomos abordar o segundo motorista, sabendo já do esquema, dissemos que aceitaríamos parar em outra loja, porem não pagaríamos nada pelo transporte.... e não e que deu certo. Ele acabou parando na mesma loja da primeira vez ficamos um pouco constrangidos, pois tinha ficado claro que não tínhamos dinheiro para comprar aquelas roupas caras,  então pedimos para que ele nos levassem em outra loja. Ele nos levou em uma loja de joias e diamantes, imaginem so, foi so o tempo de entrar, esperar os 10 minutos para o motorista ganhar o vale, e nos ganharmos a corrida free.

Encerramos o dia no hotel degustando uma deliciosa pizza para aguardar o nosso voo de volta para casa. Curiosidade. Sairemos no dia 04.04.14 as 6 e 30 minutos de Bangkok , iremos ate Tokio, onde permaneceremos 1h e30 minutos. Posteriormente faremos um outro voo ate Los Angeles, totalizando 16 horas  de voo.  Chegaremos em Los Angeles as 9h e 25m do dia 04.04.14(mesmo dia). Ganharemos 13 horas em nossas vidas que não serão contatas no relógio.

domingo, 30 de março de 2014

29.03.2014
Compramos passagens para um ônibus que faria o percurso do Vietnã para Laos, recebemos inúmeras informações referente a duração do percurso, ficava algo em torno de 20 a 24 horas, resolvemos topar o desafio, por ser mais barato e também por conhecer o caminho, as fotos do ônibus apresentada para nós eram deslumbrantes, com banheiro e acento que parecia uma verdadeira cama.
O percurso foi longo, muito longo, longo longo longo e muito longo, 38 horas de ônibus, quase o dobro do que fora nos informado, curvas e mais curvas, para terem uma noção da quantidade de curvas, nessas 38 horas foram percorridos pouco mais de 500 km, dificilmente o motorista engatava a terceira marcha, sem banheiro a coisa ficou ainda pior, tínhamos que dosar o tanto de água que bebemos para não ficar apertado durante a viagem, as paradas eram poucas, a gastronomia Vietnamita  e do Laos, como mostramos anteriormente em outras postagens, não são das melhores para nós brasileiros, optamos por comprar algumas coisas em supermercados para nos alimentarmos no ônibus, durante nossa passagem pelas estreitas estradas montanhosas do Laos, percebemos muita pobreza, lembrou muito o Camboja, a falta de saneamento básico, crianças brincando em volta a rodovia, vilarejos muito precários, enfim depois de infindáveis curvas, enjoos e muitas montanhas, chegamos no Laos.
A trecho de ônibus nos deixou muito cansados, apesar de viajar deitado praticamente o trajeto inteiro, não é igual a uma cama (como fez falta), pegamos um hotel o qual nos preparou uma generosa janta, macarronada a bolonhesa, regada com muito suco e cerveja, esta janta que nos custou absurdos $USS 0,60.

30.03.2014
Iniciamos o dia com um bom café da manhã, após, partimos em busca de um Tuk Tuk para fazermos nossa tão esperada volta com os elefantes, o local escolhido fica a pouco mais de 20 minutos do centro de Luang Pra Bang.
Ao chegar no local pegamos um barco, para descer o rio, logo após estávamos frente a frente com esses animais exuberantes, dóceis e bem cuidados, não pensamos duas vezes em fazer um passeio no qual parte seria dentro do rio.
Foi uma festa, parecia que iríamos cair a qualquer instante de cima dos elefantes, que tinham cerca de 3 metros de altura, fomos com eles até um rio, onde os mesmos mergulhavam ficando totalmente submersos, transformando esse passeio em uma experiência única. No total tínhamos 3(três) elefantes, que tinham o mais novo 30 e o mais velho 78 anos.
Com o passar do tempo decoramos o comando para fazer o elefante mergulhar, aí fazíamos isso a cada instante, quase matamos o bicho afogado.

Na parte da tarde, voltamos para a cidade e novamente com um Tuk Tuk, fomos até a Kouang Si Waterfall uma cachoeira da região, nas qual a água era absurdamente transparente, apresentavam um verde esmeralda.
Logo no início ficamos boquiabertos e já tiramos os calçados e mergulhamos na água. A água era superfria, após algum tempo o corpo acostumava e ficava muito divertido.
Eram inúmeras cachoeiras, todas elas criando lagos passíveis de banho e mergulho.
Subimos todas as cachoeiras e ao final tinha uma gigantesca, com cerca de 40 metros de altura.

E assim, concluiu esse dia especial.

Ônibus com destino a Luang Prabang - Laos
2 andares so de cama, muito apertado!!!
No inicio era so alegria!!!
Banho nos elefantes
Era pra ser so nos elefantes... agua friaa!!!
Fernando parecia que ja tinha feito isso varias vezes, olha a intimidade!!!
Segundos antes do caldo
Surf no Elefante
Olha a cor da agua, Kouang Si Waterfalls

felicidade da criançada!!!
26.03.14
Chegamos a Hanoi, o dia estava chuvoso e frio, resolvemos tirar este dia para repor as energias, ficamos em um Hostel (BackPack) onde pagamos U$$ 7,50 a diária por pessoa, o bacana em hospedar-se em um Hostel é o networking que fizemos com pessoas de todo o mundo.
Um hostel é um hotel coletivo, você não aluga um quarto, aluga uma cama, no quarto aonde ficamos, haviam 6(seis) camas, usamos 4(quatro) e outras 2(duas) foram usadas por dois canadenses. Com os sons produzidos pelo grupo (tudo quanto é tipo de som que um corpo pode fazer), pelo fato de termos lavado todas as nossas roupas e pendurado pelo quarto inteiro, pelo fato de todas as nossas coisas estarem espalhadas pelo chão, pelo fato de usarmos muito o banheiro, pelo fato de conversarmos direto, pelo fato de rirmos a noite inteira, pelo fato de cantarmos, pelo fato de entrarmos e sairmos a cada 5min, eles não foram muito comunicativos, não sabemos bem o porquê. Eles chegaram triste e saíram mais tristes ainda, tanto que, bateram a porta forte na saída. Eita pessoal sem pessoal sem “disconfiometro.”

27.03.14
Saímos de Hanoi em direção a Ha Long City, com objetivo de fazermos um cruzeiro entre as milhares de ilhas que lá se encontram - HA LONG BAY. No local há cerca de 2.000 ilhas.
O deslocamento de ônibus (Hanoi Ha Long Bay) foi de aproximadamente 4 horas.
Em Ha Long City pegamos um barco para conhecer as Ilhas de Ha Long Bay, uma das 7 novas maravilhas do mundo moderno, certificado pela UNESCO.
No passeio de barco, incluía um almoço, janta, pernoite e café da manhã, tudo em quantidade vietnamita. Como um vietnamita tem cerca de 1,60 de altura e pesa cerca de 50Km, ao passo que Fernando, Tarles e Jeison beiram os 100Kg e Genesio um pouco menos, ficou faltando 50% da comida para matar a nossa fome, tínhamos que pedir o que sobrava nas demais mesas para amenizar a fome. Hoje vemos a importância de sempre ter uma reserva de gordura no corpo, uns dizem que é história de gordo, na verdade é uma técnica milenar de sobrevivência.
Andamos de Kaiak ao redor de uma das ilhas, não foi possível tomar um banho de mar em Ha Long Bay, visto que a água era muito fria.
Importante mencionar que, mesmo com o credenciamento de ser uma das 7(sete) novas maravilhas do mundo, foi unanime  em nosso grupo que a ilha de Phi Phi aonde fica a praia de May Bay (Coordenadas da nossa tatuagem), na Tailândia, dá um show em paisagem e limpeza do local, infelizmente o povo local de Ha Long Bay, não cuida desta maravilha, encontramos muitas garrafas pet e lixo boiando nas águas em torno das ilhas.

28.03.14

Concluímos a expedição no Vietnam, nosso próximo destino é o Laos, lugar para andar de Elefante, cachoeiras e templos budistas.

Galera andando de Kaiak em Ha Long Bay.

Indo pro nosso hostel em Hanoi (Capital do Vietnam).

Navegamos por entre as ilhas de Ha Long Bay, são lindas.

Nosso guia no barco em Ha Long Bay - Maycon - era um cara bem legal.
Observem a diferença de tamanho. Aqui tudo é projetado para pessoas do tamanho do Maycon - banco do onibus, comida, cadeiras etc. Sempre tínhamos prejuízo.

Varal de roupas no nosso hostel. Qdo não secava direito o cheiro de cachorro molhado tomava conta.

Jogando com peças de madeira, eram empilhadas e tínhamos que ir tirando peça por peça sem cair a pilha. Muito legal.

Gruta, dentro de uma das milhares de ilhas em Ha Long Bay

terça-feira, 25 de março de 2014

23.03.14
Saímos as 6 horas da manha do hotel em Siem Hiep para pegar o ônibus que iria nos levar para Ho Shi Mi no Vietnan. Na saída nos informaram que o percurso duraria 12 horas. Viajamos em torno de 500 km pelo interior do Camboja, aonde visualizamos muita pobreza e desorganização. O transito era um verdadeiro caos. Presenciamos varias manobras arriscadas do nosso motorista,  inclusive ele foi abordado por policiais e acabou levando uma multa. Não conseguimos pregar o olho.
Chegamos em Phnom Penh, praticamente metade do percurso, aonde iríamos trocar de ônibus. Quando já tínhamos embarcado fomos avisados de que o ônibus não nos esperaria na fronteira para fazermos o visto para o Vietna(brasileiros precisam ter o visto para entrar no pais). Falhamos em não perguntar no momento da compra da passagem se este procedimento seria feito ou não.
Para nossa sorte ou azar tivemos que desembarcar na metade do caminho, pois o consulado vietnamita fica em Phnom Penh. Sorte pois tivemos a oportunidade de conhecer um pouco melhor a capital do Camboja(não estava programada no roteiro). E azar pois alem de perder nossa passagem ate Ho Shi Minh era domingo e a embaixada estava fechada.
Pernoitamos na cidade. E uma grande cidade cerca de 1,5 milhao de habitantes, muito agitada e muita desigualdade social. Não e uma cidade turística.

24.03.14
Acordamos cedo e fomos ao consulado fazer o visto. Chegando La, após o procedimento de preenchimento de formulário e pagamento das taxas(US$ 70,00 uma bela forma de arrecadar dinheiro), puxamos conversa com um grupo de chineses. Os quais nos interpelaram se éramos do Brasil. Quando dissemos que sim começaram a citar o nome de vários jogadores de futebol, Ronaldo, Ronaldinhooo, Kaka, Neimarrrr.... ai nos perguntaram se éramos jogadores de futebol. Como o único que não tinha barriga era o Genesio falamos que ele era um exelente jogador..... mentira. No mesmo momento eles se alvoroçaram e começaram a tirar fotos, pedir altografos  cf fotos em anexo.
Saímos do consulado, cerca de 2 horas depois, o grupo estava no mesmo ônibus que nos. O Genesio pegava a mochila eles tiravam foto, ia no banheiro tiravam foto.... o nosso medo e que eles achassem uma bola de futebol e pedissem para que ele demonstrassem sua habilidade.
Rumamos para Ho Shi Minh. Chegamos na cidade por volta das 17 horas. Ficamos impressionados com o numero absurdo de motocicletas que existe na cidade. Mais de 10 milhoes. Parecia um desfile. Em cada abertura de semáforo passavam milhares, e nos ficamos rindo com aquela cena.
 Descobrimos que quase todos os  motociclistas na cidade tem pelo menos 2 motos, uma para o trabalho e a outra para o passeio. Praticamente 98% dos carros aqui são importados. O governo tributa cerca de 200%  esta importação. Para se ter uma ideia um Toyota Camry fica em torno de R$ 200.000,00 muito alem do custo no Brasil. Considerando que o salário aqui e em torno de US$100,00 fica inviável adquirir um automóvel, o que justifica a quantidade de motos. Importante resaltar também que cerca de 20% da população esta desempregada. Não obstante tais constatações negativas, tivemos uma ótima impressão do local, que parecia muito organizado e com uma boa qualidade de vida. Em resumo um ótimo local para se visitar.
25.03.14
Saímos por volta das 8 hrs com destino a Cu Chi. Túnel do Cu Chi é um sistema de túneis no distrito de Cuchi, Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. O sistema é de 40 km ao norte do centro da cidade. Foi construído durante a Guerra do Vietnã, pelos comunistas vietnamitas. Para se ter uma ideia da grandiosidade dos tuneis apenas no centro de Cu Chi os mesmo somam 250km podendo chegar em 5 niveis. Os tuneis eram confeccionados de forma muito estreita o que inviabilizava o acesso de uma pessoa no porte dos americanos, visto que os Vietcongs são pessoas de estatura baixa e muito magros. Nos tuneis existiam muitas armadilhas, entradas falsas e entradas de ar camufladas. No período da guerra estimasse que viviam nos tuneis cerca de 10 mil pessoas.
No final da visitação tivemos a oportunidade de sentir na pele o poder de uma das principais armas utilizadas na guerra a AK 47. O impacto no momento do tiro e impressionante dificultando muito o acerto no alvo. Foi uma bela experiência, sentimos o que um soltado sente.
Por fim estamos todos meio intoxicados pela diferença na gastronomia e pelas iguarias provadas nos dias anteriores.

Momentos de fotos com o Artilheiro.

Parada para autógrafos

Coletiva de imprensa

Quantidade de motos na cidade