sábado, 18 de maio de 2013

Iniciando a cordilheira por Purmamarca até Paso de Jama

Acordamos em Jujuy às 06:00 horas, saímos às 7:30, tivemos problemas com a serração que limitava a visão a não mais que 15 metros. Após subirmos cerca de 1000 metros, ultrapassamos as nuvens e o sol apareceu, as imagens eram lindas. Foi impressionante a variação da temperatura, na saída estava + 5 graus, após a subida a temperatura impressionantemente foi para + 21 graus, o que ocorreu em um intervalo de apenas 30 minutos e não mais que 20 Km, depois a temperatura voltou a esfriar e muito.

Encontramos 2 casais, cada qual com o seu motorhome, um da cidade de Pomerode e outro de Paulo Lopes, os quais ficarão viajando até agosto, eles disseram que a temperatura alta ali é porque no topo das montanhas o frio é intenso e não deixa os ventos quentes subirem

Passando por Purmamarca as curvas eram cada vez mais fechadas e a paisagem era linda, chegamos a 4.170 metros de altitude, tivemos contato com gelo e ventos fortíssimos. O noticiário de ontem anunciava ventos de até 130Km/h - se fosse em Rio do Sul, arrancaria até a alma do caboclo - hoje os ventos não eram tão fortes, entretanto, eram suficientes para tirar a motocicleta da estrada,

Ficamos impressionados com a "Salina Grande" de Jujuy, local em que ficamos por algumas horas, pois era muito divertido as fotos que eram realizadas. Fernando e Fábio colocaram as motos dentro do salar - espero que o próximo comprador das motos não veja esse blog. Todos, até o Sr. Airton, lambeu o chão para saber se o chão era realmente salgado, e era. Está com pressão alta é só dar uma lambida no chão. Quando os nativos precisam de sal para salgar a carne, é só ir nos fundos do terro e bater com a carne no chão.

Almoçamos na cidade de Susques e lá descobrimos que o Paso de Jama estava fechado em razão de uma grande nevasca que inviabilizou acesso - temperatura de -12 graus. O que fazer? voltar? seguir? resolvemos ficar em Susques, porém, como o Paso estava fechado os hoteis estavam lotados. Resolvemos ir até o Paso de Jama, a pior hipótese seria dormirmos na barraca que levamos.

Ao chegarmos no Paso encontramos um quarto em um posto de gasolina - cerca de 8 metros da bomba do diesel, estamos preocupados que os caminhoneiros nos chamem para abastecer os caminhões. O quarto é bom, temos 2 camas e 6 para dormir! Lançaremos um desafio, todos deverão ficar na rua apenas de bermuda, os primeiros que retornarem vão dormir no chão. O quarto tem calefação, chuveiro, banheiro com dois vasos sanitários - coisa coletiva -  coisa inteligente mesmo, assim ninguém fica esperando.

Neste exato momento estamos os 6 dentro do quarto imaginando, será que amanhã vai ser liberado o Paso de Jama para chegarmos ao Chile? Segundo os locais amanhã a nevasca continua e o Paso não será liberado. Nessa hipótese ficaremos mais um dia aguardando a liberação da estrada.
























3 comentários:

  1. Bom dia....amigos catarinenses..somos Josè e Denise casal do MH de Pomerode...estamos em Tilcara a espera da abertura do Pso de Jama...aqui náo temos inf.sobre a abertura da pista no lado de Chile...usaremos o blog de vcs para obter esta informacao...se for possivel. Gratos e um forte abraco dos novos amigos estradeiros....José e Denise

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao fotografo por suas belas imagens

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos, principalmente daquela de vcs pulando... era sal né?

    ResponderExcluir