terça-feira, 21 de maio de 2013

Bolivia e Salar de Uyuni!!!

Acordamos às 4:00 horas da manhã, pois o tur sairia às 05:00 antes dos protestos iniciarem. Segundo o motorista Rosário os protestos ocorrem sempre no mês de maio, já que é o mês de reajuste salarial anual – evitem Bolívia nesse mês.
Pontualmente, saímos às 05:00, rodamos 5 Km até um local ermo fora dos protestos, onde tivemos que esperar a vinda de combustível para o trajeto. Para nossa surpresa o motorista sumiu por 1:30 horas, onde ficamos sozinhos, no escuro, com o carro no meio da rua... o Genésio achou que iriamos ser assaltados e corria o risco de perder o “rim” J.
Reaparecendo o motorista com o combustível seguimos sentido ao Salar de Uyuni que distava aproximadamente 220 Km em estrada não pavimentada e em péssimas condições, tanto que, demoramos 6:00 horas para chegar ao destino. Não obstante aos percalços, a vista era linda, com paisagem totalmente diferente da nossa região, passamos por aldeias, rios, minas.
No trajeto, paramos na beira da estrada para o  desaiuno (café da manhã), na sequencia o motorista parou em uma aldeia onde comprou um saco de folhas de coca, afirmando todos os seus fins medicinais, entre eles os sintomas da altitude, pois estávamos a mais de 4.000 metros de altura. Paramos ainda algumas vezes para o aperto dos parafusos das rodas que insistiam em se afrouxar, bem como, para troca de um pneu furado.
Destino alcançado, chegamos ao Salar e já fomos almoçar um pedaço de frango, com arroz e batada, que nos acompanharam a viagem inteira dentro do veículo.
O salar é simplesmente deslumbrante, enorme e infinitamente branco. Adentramos até o hotel de sal, percorridos dentro do salar mais de 20 Km chegamos na ilha do pescador a qual tem cactos gigantescos.
Apesar da precária infraestrutura haviam muitos turistas de diversas nacionalidades.
Tudo registrado em fotos, seguimos caminho de volta para o hotel onde chegamos às 23:00 horas.
O atraso desta postagem se deve a falta de acesso a internet e falta de cobertura de celular.

Temos a imformação nao oficial de que o Passo de Jama e demais passos permanecerão pelo menos mais uma semana fechados. O telefone da estação de servicos no passo de Jama é 01154412000